Segundo informa a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, até às 16h30 de hoje, foram registadas 35 ocorrências no município, em consequência da elevada precipitação, provocada pela depressão Óscar.
As ocorrências registadas estão relacionadas com movimentos de massa, queda árvores para a via pública, inundações e infiltrações.
- 20 movimentos de massa/derrocadas
- 8 inundações
- 3 quedas de árvores
- 1 situação de obstrução de adufa
- 2 colapsos de estruturas (muros)
- 1 ribeiro obstruído
Três famílias ficaram desalojadas, 1 agregado composto por 7 pessoas no Jardim da Serra e 2 agregados num total de 8 pessoas na freguesia do Curral das Freiras, sítio da Seara Velha.
As famílias afectadas não activaram a linha 144, tendo procurado realojamento em casa de familiares.
A autarquia forneceu refeições à família realojada no Jardim da Serra. Quanto às famílias do Curral das Freiras não foram ainda apuradas as necessidades de refeições.
A associação Refúgio da Freira, com capacidade para 30 pessoas, situada na zona onde habitam estas famílias estará aberta para caso surjam mais necessidades, refere a edilidade camaralobense,
De igual modo está preparada a Casa de Emergência do Curral das Freiras, e o pavilhão Gimnodesportivo de Câmara de Lobos, caso sejam precisos mais realojamentos.
No que concerne à situação da Fajã das Galinhas, que se encontra isolada, os trabalhos de desobstrução da via decorrerão amanhã, assim que as condições climatéricas permitam operar em segurança. Até ao momento, e depois do contacto da Divisão de Intervenção Social da autarquia com as 37 famílias que residem no referido sítio, não foram manifestadas necessidade de refeições, medicamentos ou outras necessidades.
A autarquia continua a ter no terreno um efectivo operacional composto por mais de 50 pessoas, e maquinaria pesada de empresas que têm contrato de prestação de serviços limpeza e remoção de inertes em caso de emergência, que estão a trabalhar de forma incansável, para repor o mais rápido possível a normalidade, refere uma nota.