Escola de São Vicente promove sessão sobre alimentação saudável e sustentável

Fotos DR/EBSSV

“Numa iniciativa conjunta dos grupos disciplinares de Ciências Naturais e de Educação Física, do Projeto Eco-Escolas e do Clube Viver com Saúde, da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, assinalou-se no último dia 8, “O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis”, com uma palestra sobre a alimentação saudável e sustentável aliada à atividade física, com a presença da nutricionista  Micaela Ferreira, e dirigida a alunos do segundo ciclo.

Esta ação de sensibilização teve como objetivo principal alertar para a importância de aquisição de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis. Abordou-se os tipos de nutrientes presentes nos alimentos, a distribuição quantitativa dos vários grupos alimentares, de acordo com a roda da alimentação mediterrânica, e as porções que devem ser ingeridas, salientando os princípios “Escolhe alimentos locais e da época; Valoriza a Gastronomia Saudável; Partilha Refeições – Partilha Tradições; Usa ervas aromáticas; Lembra-te dos Frutos Gordos; Mexe-te – Diverte-te”. A palestra foi muito esclarecedora e os alunos foram muito participativos e interessados.

Ainda no âmbito desta temática, está patente na Escola, uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos do 9.º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e do Projeto Eco-Escolas, com alguns dos alimentos frequentemente consumidos pelos alunos e que apresentam um alto teor de açúcar, gordura e sal.”