II Encontro de Teatro Nacional de Teatro do Clube PT

 

O Auditório Maestro João Victor Costa – Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, acolhe nos dias próximos 18 e 19 de novembro, o II Encontro de Teatro Nacional de Teatro do Clube PT.

A abertura do certame teatral, terá lugar no dia 18 de novembro, sexta-feira, às 21h, subindo ao palco a Oficina de Teatro do Clube PT- Madeira, para apresentar a peça “Mulheres no Topo”, com direção artística, a cargo de Zé Abreu.

Já no dia 19 de novembro, também às 21hsobe à cena o Grupo de Teatro do Clube PT- Lisboa, para apresentar a peça “O Milagre Acontece”, com a encenação sob a responsabilidade do Hugo Sovelas.

Para os interessados a assistir a estes espetáculos, os bilhetes custam 2 encontros e as reservas têm de ser feitas pelo telemóvel: 926 22 99 55.

A história da peça “O Milagre Acontece”, decorre numa cidade de interior, onde o padre da igreja local convoca os poucos fiéis para uma reunião urgente. Preocupa-o a falta de devotos que sente na igreja e assim, vê-se obrigado a solicitar ajuda, para motivar mais pessoas na direção da fé. Depois de várias sugestões das beatas, o sacristão obriga uma noviça a ajudá-lo na criação de um falso milagre. Desconfiado, o padre questiona a veracidade do milagre, vendo as beatas rendidas à voz de Santo Arcádio. Com o excesso de afluência à igreja para adorar o santo, na tentativa de presenciar o milagre, tudo muda naquela pacata igreja. Conseguirá o sacristão convencer o padre de que o milagre aconteceu? A resposta a esta pergunta será dada no palco no dia 10 de novembro.

O elenco da comédia “O Milagre Acontece”, é constituído por Tiago Eleutério, Nicole Carlos, Mariana Gonçalves, Paula Gonçalves, Patrícia Nogueira, Filipa Eleutério, Vasco Pinto, Rita Rodrigues, Mariana Gonçalves. A cenografia é da responsabilidade de Azulino Marques, os figurinos de Miquelina do Rosário e a operação de som é desempenhada por Miguel Celestino​.

O Grupo de Teatro do Clube PT – Lisboa, começou a sua atividade por volta de 1960, no então designado Grupo Desportivo do Pessoal da APT, essencialmente com a apresentação de alguns espetáculos internos para os funcionários da empresa. Evoluindo para apresentações publicas, em 1982, apresenta alguns espetáculos de café-teatro. É um grupo rigorosamente amador, à exceção da maioria dos encenadores que têm dirigido os espetáculos exibidos não só em Lisboa, como em várias localidades do país (Continente e Ilhas). O Grupo tem participado e colaborado anualmente em diversos festivais nacionais de teatro amador onde destacamos o Festival da Junta de Freguesia do Lumiar e ainda na Festa do Teatro Amador da Malaposta.

Já no espetáculo “Mulheres no Topo”, uma criação da Oficina de Teatro do Clube PT- Madeira, o elenco é formado por Lídia Gonçalves, Ivone Flor, Inês Perdigão, Sara Serevim, Maria Rita, Lucília Ferreira, Elisabete Rosa e Neli Sousa. A operação de som, está sob a responsabilidade de Miguel Abreu, o desenho e a operação de luz, por António Freitas.

O espetáculo “Mulheres no Topo” é uma comédia bem-humorada e desenfreada, que faz uma abordagem, sem rodeios, doa a quem doer, sobre a luta constante das mulheres, consumada ao longo dos tempos. Durante uma divertida hora de espetáculo, evocam todas mulheres que nunca desistiram de lutar para alcançar, de forma justa, os seus sonhos e ambições. Insistem no querer de chegar, por mérito, ao topo de uma carreira profissional, usufruindo de salários dignos, em pé de igualdade com os homens. Pois além de algumas conquistas que foram acontecendo ao longo dos anos, como direito ao voto, ainda são muito poucas as mulheres, à frente dos grandes cargos públicos no país.

Oficina de Teatro do Clube PT – Madeira, surgiu em 2004 quando um grupo de associados do Clube PT, apreciadores de espetáculos de teatro, se juntou com um

propósito de aprender mais sobre a nobre arte de representar.  Já levaram à cena 10 produções teatrais e desde a sua fundação, já aturam em todos os municípios da Região Autónoma da Madeira (à exceção do Porto Moniz), duas vezes, nos Açores, em Évora, em Lisboa e Porto. Contam também no seu currículo artístico, com a participação em vários festivais de teatro. A recente produção teatral “Mulheres no Topo”, já foi apresentada em 5 sessões e vista por cerca de 900 pessoas.