Calado salienta importância da “mobilidade activa”

No âmbito da Semana da Mobilidade que decorre até 22 de Setembro, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) promoveu no domingo alguns eventos em parceria com outras entidades, visando “promover a actividade física e sensibilizar a população para a importância da mobilidade activa”, segundo referiu Pedro Calado.

O presidente CMF, acompanhado do vereador com o Pelouro do Trânsito, Bruno Pereira, deu a partida da 22.ª edição do ‘Grande Prémio de Atletismo dos Bombeiros Sapadores do Funchal’.

A prova organizada em parceria com a Associação de Atletismo da Madeira e com um percurso de 8 Km contou com a participação de 278 atletas federados e amadores. Foram entregues 90 taças, com particular destaque para os bombeiros, militares e forças de segurança que correram  no centro da cidade, numa altura em que chovia copiosamente, relata a Câmara.

Durante a entrega de prémios, que decorreu em frente à CMF, local de chegada dos atletas, Pedro Calado enalteceu “o espirito alegre e competitivo dos participantes, trazendo movimento e outra  dinâmica divertida à cidade, e é isto que se pretende”.

O presidente da autarquia louvou os Bombeiros pelo empenho em manter a realização desta iniciativa há mais de 20 anos e enalteceu o “profissionalismo” da Associação de Atletismo da Madeira, na realização deste tipo de provas na cidade.

Na manhã deste domingo, Pedro Calado e Bruno Pereira acompanharam outros dois eventos, nomeadamente o ‘Mobi Fun Day’, que decorreu na Praça do Povo.

O evento incluiu aulas de zumba,  insufláveis, pinturas faciais e  kid-karting. Antes o presidente da autarquia do Funchal e o vereador com o pelouro do Trânsito entregaram, medalhas a mais de uma centena de participantes da edição XXXVI Open de Orientação, prova organizada pelo Clube de Montanha do Funchal.