Albuquerque avisa estudantes que regressam à RAM para cuidados a observar

Miguel Albuquerque avisou hoje para uma situação que se avizinha e que considerou perigosa, em termos da Covid-19: a época de regresso à Região dos jovens madeirenses que estudam em universidades portuguesas ou estrangeiras. Nesse sentido, voltou a reforçar um apelo aos mesmos para que realizem um teste à Covid-19, mormente entre os estudantes do continente, nas zonas do território nacional onde a RAM tem laboratórios contratualizados. Isso, salientou, ajudaria a encurtar o período de isolamento quando os mesmos regressam à Madeira. Ficavam entretanto em isolamento após o primeiro teste e, após regressarem à Madeira, realizariam segundo teste, e o tempo de isolamento na Madeira seria menor.

“Assim o tempo de isolamento, quer para a família, quer para os amigos, quer para a comunidade torna-se mais curto”. Pediu ainda aos estudantes que respeitem esse isolamento preventivo. “São 4 mil estudantes que vão regressar. É um período crítico”, considerou, alertando que a pandemia da Covid-19 só poderá ser controlada se as pessoas cumprirem voluntariamente as regras necessárias.

Os estudantes devem, pois, usar de contenção quando regressam a casa. “É um período difícil. Todos querem abraçar o pai, a mãe, os avós, mas isso é perigoso”, alertou. “Podemos ter um período de Natal muito complicado”.

Relativamente ao Natal, e ao que será ou não autorizado, admitiu o fogo de artifício, mas não quer que se transforme numa festa colectiva contagiosa. A noite do Mercado, “tal como a conhecemos, não vai existir”, declarou. As barraquinhas habituais de Natal com venda de bebidas alcoólicas está fora de questão. “Nós não vamos facilitar”, prometeu. É triste não ter festa na noite do Mercado nem na Placa Central, mas é necessário.

Albuquerque proferiu estas declarações à margem de uma visita à obra da Escola do Estreito de Câmara de Lobos, que se enquadra em várias intervenções em estabelecimentos de ensino da RAM.

O espaço de uma antiga piscina, que se encontrava em degradação, foi adaptado a um pavilhão desportivo, entre diversos outros melhoramentos realizados na escola.