Ajuda recebe o arraial mais urbano

Ajuda arraial AÉ já neste próximo fim-de-semana, na Ajuda, na freguesia de São Martinho, que acontece “o arraial mais urbano da cidade do Funchal”. É ali, nesta zona da capital madeirense, onde todos os anos a Paróquia de São Martinho e a Associação Recreativa e Cultural da Ajuda, levam a efeito as celebrações em honra de Nossa Senhora da Ajuda, um evento que conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de São Martinho e da Câmara Municipal do Funchal.

Uma informação enviada à comunicação social dá conta que “as cerimónias religiosas realizam-se na pequena capela ali existente e mandada edificar em 1876. É lá que ao longo desta semana estão a ser celebradas as novenas de preparações para a festa de Nossa Senhora da Ajuda. No sábado, pelas 20h30, será celebrada a missa da vigília desta festa em honra a Nossa Senhora da Ajuda, continuando a celebração religiosa no domingo com missa às 18 horas, após a qual terá lugar a habitual procissão”.

No exterior “são sempre muitas as barracas de comes e bebes que já a partir desta sexta-feira estão a postos para disponibilizar os sabores tradicionais dos arraiais a quem por ali passar. Ao longo de todo o fim-de-semana não faltará a animação com os ritmos tradicionais típicos destes momentos, passando também pelo folclore e por bandas de música”.

A Associação Arca d’ Ajuda, desde o seu surgimento em 2011, tem vindo a se dedicar à realização e promoção das mais diversas atividades culturais e recreativas no sítio da Ajuda. Esta festa é o momento mais alto da lista de eventos anuais da Associação dirigida por Trindade Silva. Por estes dias, uma equipa de colaboradores da Arca d´Ajuda dedica-se a colocar de pé um dos arraiais que mais tem vindo a crescer no Funchal.

À imagem dos anos anteriores, a organização prevê este ano “voltar a ter nova enchente, até porque a festa tem lugar junto a diversas unidades hoteleiras, acabando por ser também visitada pelos turistas que procuram sentir as vivências das festas tradicionais madeirenses”.