

“Visão, ação e paixão”, foi desta forma que o representante da Direção Regional da Juventude e Desporto, Juan Gonçalves, definiu os vetores que devem presidir à vivência das coletividades desportivas, apontando o exemplo da Associação Desportiva do Caramanchão, a comemorar 17 anos de existência, como um foco de atenção em matéria de dedicação, de trabalho e de resultados.
Juan Gonçalves esteve presente na cerimónia comemorativa de aniversário do clube de Machico, hoje realizada na sede, nas instalações da antiga escola do Caramanchão, onde em nome da DRJD, fez questão de relevar “a forma como o clube tem crescido, com empenhamento por parte do seu presidente e de toda a equipa que o acompanha, encontrando-se a comemorar 17 anos, perto de atingir a fase adulta e com isso um percurso grande pela frente”. Sublinhou, também, a importância dos clubes continuarem a desempenhar um trabalho em prol dos jovens valores madeirenses, uma vez que a Madeira tem qualidade, quer de treinadores, atletas e dirigentes, de dimensão nacional e internacional”.
Em dia de festa, que contou também com a presença do presidente da Associação de Ténis de Mesa, Paulo Melim e do pároco da freguesia, Duarte Spínola, o presidente da Direção, reuniu atletas e dirigentes e a todos formulou votos de agradecimento pela colaboração prestada para com o clube, sem esquecer os apoios das entidades oficiais. Destacou o trabalho e os resultados obtidos e prometeu a prossecução dos objetivos de valorização dos jovens dentro de um quadro que o clube tem vindo a apostar que é o de sustentabilidade.
Por parte da Câmara Municipal, o vereador Hugo Marques levou apoio em dia de aniversário, prometeu que a Câmara está sempre aberta às coletividades do concelho, reconhecendo por parte destas o desempenho de um trabalho importante na mobilização dos jovens. “Peçam, peçam, peçam”, reforçou a sua posição para expressar a forma como a Autarquia está atenta a estes clubes.
A Associação foi fundada oficialmente a 28 de Maio de 2002 e nasceu “da necessidade de haver alguma actividade desportiva e lúdica no concelho de Machico, mais concretamente no sítio do Caramanchão, além de que era importante proporcionar aos jovens a prática de desporto, o que na altura era ainda mais necessário face à inexistência de uma estrutura organizada que os chamasse à prática competitiva”, aponta o clube, que pratica o ténis de mesa, o bilhar e o futsal.