Secção laboral dos psicólogos dos TSD elogia investimento do GR na saúde mental

Os psicólogos elogiaram hoje o investimento do Governo Regional na área da saúde mental, refere um comunicado governamental. “Estamos no bom caminho no que toca à realidade regional”, disse a presidente da Secção Laboral dos Psicólogos dos TSD, Helena Leal, durante uma conferência de imprensa que decorreu no Centro de Reabilitação Psicopedagógico da Sagrada Família.

Quando comparado à média mundial, “é motivador perceber que está a ser dada uma atenção muito especial a esta área, muitas vezes negligenciada, justificando-se pelo investimento que tem sido feito pelo Governo Regional ao assumir uma parcela considerável face ao orçamento global destinado à saúde”, sublinhou.

Helena Leal enalteceu a actualização da diária de internamento de psiquiatria e pedopsiquiatria das três instituições da RAM (a Casa de Saúde de São João de Deus, Câmara Pestana e o Centro de Reabilitação Psicopedagógico da Sagrada Família). Elogiou também a assinatura dos contratos-programa entre o Governo e aquelas instituições particulares de solidariedade social, que irão permitir a realização de investimentos, no que respeita à criação de novas unidades de tratamento e melhoria das condições físicas.

A responsável defende que o investimento em saúde mental é um “imperativo” quer do ponto de vista moral, social e de saúde pública, quer a nível do retorno económico.