Artefactos da antiga olaria do Lazareto no Museu Etnográfico

Oleiro Antiga Olaria do Lazareto

Está patente, desde o passado dia 4 de Agosto, no átrio do Museu Etnográfico da Madeira a mostra “Artefactos da Antiga Olaria do Lazareto”.

A exposição, como o nome indica, reúne um conjunto de peças em barro provenientes da antiga Olaria do Lazareto, a última a laborar na Região.

Recorde-se que, na 2ª metade do século XV trabalhava-se o barro para coberturas e no século XVI já existia o ofício de oleiro, produzindo-se telha e loiça com qualidade. A produção de peças em barro chegou a ser muito variada, tendo existido diversas olarias, localizadas em diferentes concelhos da Região.

A modelação do barro nas olarias madeirenses restringiu-se, essencialmente, aos utensílios de utilidade doméstica. No entanto, houve também o ofício de imaginário, concedido ao artista executor de imagens. O fabrico de pequenas figuras de barro constituiu uma atividade onde se revelaram alguns artistas, muitas vezes desconhecidos, que produziam peças para ornamentação dos tradicionais presépios madeirenses, as lapinhas, modelando interessantes exemplares que compunham o relato místico e profano dos presépios em forma de rochinha, que representavam a orografia da ilha da Madeira.

A mostra que pode ser visitada no Museu Etnográfico até 31 de Janeiro de 2016 inclui-se no projeto semestral “Acesso às Coleções em Reservas” que tem como objetivo dar a conhecer ao público as peças que se encontram em reserva, permitindo a sua rotatividade.

O Museu Etnográfico da Madeira, inaugurado em Junho de 1996, fica localizado no antigo engenho de aguardente da Ribeira Brava e tem como vocação a investigação documentação, conservação e divulgação dos testemunhos da cultura tradicional madeirense. O acervo do Museu integra coleções que abrangem variados aspetos sociais, económicos e culturais do arquipélago. No primeiro semestre do corrente ano, este espaço, foi visitado por 11489 pessoas.

Durante os meses de Verão, o Museu Etnográfico intensifica as atividades de Ocupação dos Tempos Livre com a iniciativa “Museu: Espaço de Lazer”, desenvolvida pelos Serviços Educativos da instituição e que tem como objetivos principais a interação e socialização dos jovens e o usufruto por parte do público em geral do espaço do jardim do museu. De Julho a Setembro, o projeto decorre de 3ª a 6ª feira, das 10H30 às 16H30 (mediante marcação prévia).