Armando Vara detido no âmbito da operação “O Marquês”

vara
Armando Vara tem contra si fortes indícios de fraude fiscal. Foto http://www.sol.pt

É mais um dos detidos no âmbito da Operação “O Marquês” que culminou com a prisão preventiva do ex-Primeiro Ministro José Sócrates. Desta vez, a polícia deteve Armando Vara, o ex-ministro de José Sócrates e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos, para interrogatório por suspeita de fraude fiscal e administração danosa.

Vara está a ser ouvido nas instalações do Tribuna desde as 18 horas desta quinta feira. Está a ser sobretudo escrutinado o investimento no Algarve (Vale do Lobo) e a participação da Caixa Geral de Depósitos nesse mesmo investimento, bem como as ligações com José Sócrates e os seus investimentos.

Hoje, o Ministério Público efetuou várias buscas aos escritórios e empresas próximas de Vara,em Lisboa, Algarve e norte do país, bem como na sua residência. A equipa do juíz Carlos Alexandre e da PSP agiram concertadamente nesta iniciativa do Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

Em causa pode estar gestão danosa de dinheiros públicos que está, no entanto, ainda a ser avaliada no interrogatório.

Recorde-se que Armando Vara foi também julgado no âmbito do Processo “Face Oculta”, onde foi condenado por fraude fiscal através do offshore. Supõe-se que haja cumplicidade em termos de atos ligados à operação “O Marquês”.