O projeto “Equipa da Saúde” promoveu hoje, na sala de conferências da Escola Secundária Jaime Moniz, uma de quatro sessões de sensibilização, denominada “Prevenção do consumo de substâncias Psicoativas”, destinada à comunidade educativa e principalmente aos alunos. As Sessões são dinamizadas por Nelson Carvalho, psicólogo clínico da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD).
Os alunos escutaram as partilhas de Nelson Carvalho e ficaram elucidados sobre os riscos das dependências, a prevenção que urge investir cada vez mais e a necessidade de optarem por estilos de vida saudáveis.
Estas sessões têm por objetivos prevenir os jovens para o risco do consumo de substância psicoativas; fornecer aos indivíduos e/ou a grupos específicos informação e competências necessárias para lidarem com o risco associado ao consumo de substâncias psicoativas e outros comportamentos de risco e conhecer estratégias de prevenção de consumo de substâncias psicoativas ilícitas e licitas.
Tendo conhecimento que uma das estratégias na prevenção é a consciencialização sobre os efeitos nocivos das substâncias psicoativas, como álcool, tabaco, e drogas ilícitas, estas sessões visam fornecer informações sobre os danos que elas podem causar ao corpo e à mente, bem como as suas consequências na sociedade e na vida familiar. Outra estratégia é trabalhar na formação de habilidades de vida e autocontrole. Isto envolve ajudar os jovens a desenvolver habilidades para lidar com o stresse, a pressão dos pares e os desafios do dia-a-dia, de forma saudável e sem recorrer ao uso de quaisquer substâncias. Aprender a dizer não e a ter um comportamento assertivo, sem ficar com um sentimento de culpa por não agradar/concordar ou ir na onda do(s) outro(s).