A Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM) promoveu neste sábado, dia 27 do corrente mês de Maio, uma caminhada no Caminho Real 24, em parceria com a Decathlon Funchal. O evento reuniu mais de três dezenas de participantes, numa caminhada de cerca de 9 km. Este evento, acessível a todas as idades, está integrado na iniciativa nacional de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, este ano sob o mote “Desconecta-te do Dia-a-Dia”, promovendo o contacto com a natureza e os hábitos de vida saudáveis, diz a agremiação promotora.
Os participantes começaram por percorrer um troço da Levada do Blandy, cuja madre situa-se no sítio do Juncal nas proximidades do Pico do Areeiro, e compreender a sua relevância histórica para a Quinta do Palheiro e para a freguesia de São Gonçalo.
Em seguida, mergulharam no Parque Ecológico do Funchal onde, serpenteando o vale da Ribeira das Cales, referência regional em baptismos de canyoning, verificaram o processo de reflorestação em curso e contemplaram uma paleta de matizes de biodiversidade vegetal, com o amarelo da infestante giesta a contrastar com o arroxeado da inflorescência dos massarocos, que se destaca entre várias espécies autóctones, refere uma nota enviada por Miguel Silva Gouveia.
“Numa manhã primaveril, em que o sol ofereceu a sua presença, o Barracão do Parque Ecológico serviu de abrigo aos caminheiros para a copiosa chuvada que, logo após o meio dia, varreu a cidade do Funchal vinda do oceano. Repostas as condições climatéricas, os participantes retomaram caminho, percorrendo os quilómetros em falta até à Igreja do Monte, não dispensando uma visita ao Pico Alto com a sua deslumbrante panorâmica sobre a cidade do Funchal, e descendo pelo tapete de basalto do Caminho Real 24, cujo troço se celebrizou pela descida dos carros de cesto a partir do Terreiro da Luta”.
“No final, todo o lixo recolhido pelos caminheiros, nos sacos distribuídos para o efeito, foi depositado nos contentores respectivos, cumprindo o lema de “deixar o mundo um pouco melhor do que encontramos”. Sabendo que as iniciativas de Caminhadas na Natureza foram organizadas pela Decathlon em simultâneo em várias cidades do país, dificilmente existirão caminheiros tão afortunados como os madeirenses, pela experiência natureza, história, cultura e identidade”, refere-se.
O próximo evento da Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM) será no próximo sábado dia 10 de Junho, com a reedição do conceito de Caminhada Gastronómica, em parceria com a Confraria Enogastronómica da Madeira.