“Crianças em Participação”: projecto na CMF com crianças do 1º Ciclo

Decorreu, hoje, na Sala da Assembleia Municipal, com a presença da vereadora Helena Leal, que tutela a Educação,  e do presidente da AM, José Luís Nunes, um projecto denominado “Crianças em Participação 2022-2023” da Câmara Municipal do Funchal. Foi altura da apresentação de propostas.

Este projecto, promovido pelo Departamento de Educação e Valorização Social da CMF e dirigido ao 1º Ciclo enquadra-se no processo de novo reconhecimento do Funchal enquanto “Cidade Amiga das Crianças” e visa possibilitar a participação activa na gestão escolar, em assuntos que, naturalmente, lhe dizem respeito.

Um dos objectivos estratégicos do Município do Funchal, na área da Educação, visa a construção da cidade como espaço educador e amigo das crianças.

Na edição de 2022/23 do “Crianças em Participação” cinco escolas, nomeadamente EB1/PE Ajuda, EB1/PE Bartolomeu Perestrelo, EB1/PE Eleutério de Aguiar, EB1/PE Ribeiro Domingo Dias, EB1/PE São Filipe,  chegaram à fase de apresentação de propostas, que hoje aconteceu.

Entre os objectivos deste projecto, destaque-se a promoção da cidadania participativa e desenvolvimento deste espírito na comunidade escolar, sensibilização das crianças e jovens em questões do poder local, regional e nacional, contribuição para a formação de crianças e jovens, através do desenvolvimento da sua personalidade, formação e carácter, proporcionar a compreensão dos deveres e direitos de cidadão, sobretudo pelo levantamento de problemas e propostas de soluções e ainda a promoção de uma gestão integrada do território, refere uma nota da CMF.

O projecto consiste na realização de um Orçamento Participativo escolar, com uma verba de 5.000 euros, a  distribuir equitativamente pelas cinco propostas mais votadas das escolas participantes. O valor atribuído deverá ser aplicado no estabelecimento de ensino em equipamentos/materiais até o valor máximo de 1.000 euros.