Dia da Marinha celebrado na Madeira com visitas a faróis e ao navio “Mondego”

O navio “Mondego”, que tanta tinta já fez correr, estará aberto a visitas

No próximo dia 20 de Maio celebra-se o “Dia da Marinha” em homenagem ao feito de Vasco da Gama que neste dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia. Este ano, refere a Autoridade Marítima Nacional, o Porto será a cidade que acolherá as comemorações do “Dia da Marinha”, que serão igualmente comemoradas por todo o território nacional.

Na RAM, o “Dia da Marinha” será assinalado com a realização de diversas actividades ligadas ao mar, que visam estreitar os laços com a população. Estarão abertos a visitas os faróis da Ponta do Pargo e São Jorge, nos dias 20 e 21 de Maio, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

No dia 20 de Maio, as celebrações concentram-se na realização de diversos eventos náuticos, começando na parte da manhã, das 09.00h às 13.00h, no Cais de São Lázaro, com a realização de um “Open Day” em parceria com o Clube Naval do Funchal, possibilitando a todos os interessados experimentar Vela em Optimist, Canoagem de Mar e Stand Up Paddle Board, com entrega de diplomas.

À tarde, com o apoio da Associação Regional de Canoagem da Madeira, realizar-se-á a regata da Marinha em canoagem de mar, do Paul do Mar à Calheta, com largada prevista para as 15.00h, com entrega de Troféus no final.

​Ainda no dia 20 de Maio, será possível visitar o NRP Mondego no Cais nº 4 (porto de pesca) do porto do Funchal das 09h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h00.

Por fim, na tarde do dia 20, a Estação Salva-Vidas do Instituto de Socorros a Náufragos do Funchal realizará baptismos de mar na baía do Funchal, privilegiando a participação das crianças de diversas escolas e instituições da Região.

Estas actividades de divulgação da missão da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, são realizadas com o objectivo de promover uma ampla abertura à comunidade e em especial, reforçar a ligação a todos aqueles que desenvolvem as suas actividades económicas e lúdicas no mar.