XXIV Semana dos Clubes da ESJM abre com espetáculo de homenagem ao sonho

A XXIV Semana dos Clubes, Grupos e Projetos da Escola Secundária Jaime Moniz abriu, na manhã de hoje, com uma demonstração diversificada de talentos dos estudantes, numa verdadeira homenagem à importância do sonho como a pedra angular da condição humana.

O espetáculo “Um olhar sobre nós” proporcionou aos participantes momentos de beleza e de magia, com interpretações dramatizadas e musicadas, numa sucessão de quadros vivos sobre a importância dos ideais como o fermento da juventude. Interpretações recheadas de criatividade pela mão do Teatro O Moniz-Carlos Varela, DancEn?gma, Leitura do Liceu, Guitarra e Cordofones Madeirenses, Atelier de Artes e a participação especial dos alunos mais pequenos a Escola EBP1/PE do Areeiro e Lombada. Todos estes grupos, numa simbiose de reflexão crítica dos sonhos de cada indivíduo, desenvolveram a temática central desta XXIV Semana dos Clubes, Grupos e Projetos “Da janela da nossa escola… Sonhamos, acreditamos, alcançamos”.

A sessão de abertura contou com a presença do diretor regional da Educação, Marco Gomes, e da diretora da Cultura da CMF, Sandra Assunção Nóbrega. Na sua intervenção, Marco Gomes enalteceu a importância de eventos culturais na escola para além dos conteúdos lecionados em sala de aula. Citando o clássico O Principezinho, lembrou que é importante que os jovens saibam escolher os melhores caminhos e não seguir qualquer caminho. A educação ajuda a definir os caminhos que promovam o ser humano e os valores.

Já a presidente do conselho executivo da ESJM louvou a iniciativa desta Semana dos Clubes, Grupos e Projetos e enalteceu o papel de Elisabete Cró, a docente que arrancou com este projeto, hoje aposentada. Ana Isabel Freitas aplaudiu ainda o trabalho de todos quantos trabalham nesta mostra interdisciplinar de atividades e talentos, coordenada por Teresa Almeida e Carla Rodrigues,  e sublinhou a importância de construir uma escola em interação com os outros, como o caminho mais adequado para definir o futuro. Na sua perspetiva, o futuro não se constrói na solidão mas em interação com os outros e a escola cria as condições pedagógicas para esta construção, semeando nos jovens a importância do sonho.

Para além do espetáculo, teve lugar, na manhã, um debate dinamizado pelo Clube de Ciências Experimentais de Física e Química, sobre “Prós e contras da transição energética”.

Também foi ainda inaugurada a exposição “Da janela da nossa escola… Sonhamos, acreditamos, alcançamos”, que representa uma mostra das várias atividades dos Clubes, Grupos e Projetos da ESJM.

A Semana prossegue até 12 de maio. Nesta quarta feira, é de referir a realização de um espetáculo cultural e solidário, designado “Celebrar a Vida”, do Projeto “A Voz do Aluno”, para além de outras iniciativas culturais e desportivas.