O grupo disciplinar de Português da Escola Secundária Jaime Moniz contou hoje com uma ação de sensibilização dirigida a docentes sobre a importância da avaliação formativa, orientada pela docente Vanda Gouveia.
Colocando no centro a complexidade e necessidade da avaliação, Vanda Gouveia recorreu aos documentos oficiais do Ministério da Educação para enaltecer o papel da avaliação formativa. “Sendo parte do currículo, na avaliação devem ser utilizados procedimentos, técnicas e instrumentos diversificados e adequados às finalidades, ao objeto em avaliação, aos destinatários e ao tipo de informação a recolher”.
Na dimensão da avaliação formativa “o professor tem margem de manobra para (re)criar técnicas e instrumentos diversificados adequados às finalidades, ao objeto em avaliação, aos destinatários”.
Por outro lado, referiu a docente Vanda Gouveia, é “a avaliação formativa que favorece a planificação do trabalho interdisciplinar, a mobilização de literacias diversas”.
Além disso, foi salientada a ideia de que a avaliação formativa está focada na aprendizagem, enquanto a sumativa na meta. O tema suscita ideias díspares e alimenta o debate entre docentes, tendo sempre em vista a aprendizagem e o sucesso dos alunos.