CMF com grande programação para assinalar 135 anos do “Baltazar Dias”

A Câmara Municipal do Funchal preparou um “vasto programa sui generis” para assinalar, durante o mês de Março, os 135 anos do Teatro Municipal Baltazar Dias. O programa apresentado há dois dias pelo presidente da autarquia do Funchal inclui a realização de um espectáculo de teatro participativo, cinco concertos e a realização de uma exposição com oito instituições.

São iniciativas que envolvem a participação de 43 artistas, 3 estruturas culturais, 3 escolas e 3 associações. Serão 7 récitas, sendo a exposição e o concerto no Jardim Municipal gratuitos. Os restantes espetáculos do TMBD custam entre os 7, 8  e os  10 euros.  A autarquia investe neste “programa festivo” 30 mil euros.

Na ocasião, Pedro Calado relembrou a aposta da CMF para a Cultura, estando orçamentado, para esta área, um valor global de 2,5 milhões de euros.

O autarca realçou que desde que o actual executivo tomou posse assumiu o objectivo de tornar o teatro “mais aberto e acessível” a todos. “Hoje temos uma cultura mais abrangente, mais inclusiva e participativa”, vincou, ao mesmo tempo que deixava um apelo aos jovens presentes para chamarem mais jovens a participarem nas  atividades artísticas, referindo que em breve será aberto um novo espaço, o Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF) que vai segmentar um nicho de mercado para outras produções.

Calado enalteceu todo o trabalho que tem sido feito pelo Departamento da Cultura da CMF que se traduz num “bom exemplo” para todos lá fora.  Para além de referir que o TMBD integra a rede nacional de teatros, Pedro Calado salientou que pela importância deste património cultural e histórico da cidade, a autarquia tem feito uma grande aposta na apresentação de candidaturas para desenvolver projetos que visam, não só, melhorar as instalações, bem como a aquisição de novos equipamentos técnicos e de audiovisuais.

 

A programação dos 135 anos do TMBD é a seguinte:

– Dia 4 de março às 21 horas e dia 5 de março às 18 horas – Colecção de Espectador_s de Raquel André

– Dia 8 de março às 21 horas – Concerto Essentials de Filipe Fernandes no âmbito do Projeto Impulso

– Dia 9 de março às 19 horas – Concerto Madeira Interlude com Emmy Curl no auditório do Jardim Municipal

– Dia 11 de março às 18 horas – Recital de piano – Montessart Marti Caballé e Luiz Santana

– Dia 12 de março às 18 horas – Concerto com Fábio Caramuru no âmbito das Bolsas de Criação Artística

– Dia 24 de março às 17h – Abertura da Exposição “Ocupa o Teu lugar” com a coordenação de Fátima Spínola que inclui 3 escolas e 3 associações.

– Dia 29 de março às 21 horas – Concerto com António Zambujo e André Santos – Recordar Max