A Câmara Municipal de Machico assinou hoje, dia 1 de Fevereiro, um protocolo com a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, no sentido de aderir à Rede Regional de Bibliotecas Públicas e ao Catálogo Colectivo das Bibliotecas da Madeira.
A partir de hoje, a Biblioteca Municipal de Machico Francisco Álvares de Nóbrega passa portanto a integrar esta rede colaborativa de bibliotecas regionais que comungam do objectivo primordial de facilitar o acesso ao património bibliográfico existente na RAM.
A adesão a esta rede permite a partilha de boas práticas nestes espaços de cultura e de conhecimento, bem como promove a uniformidade da informação bibliográfica centralizada no CCBM e o empréstimo interbibliotecas.
Genericamente, contribui para a dinamização das bibliotecas regionais e para a promoção e circulação do livro e da leitura junto da população.
Segundo a autarquia, este é mais um marco importante para a Biblioteca Municipal de Machico que tem se assumido cada vez mais como um importante pólo de cultura e de conhecimento no contexto regional e que recentemente foi agraciada com a doação de duas obras de arte por parte de um grupo de Amigos da Biblioteca liderado pelo cardeal Tolentino Mendonça.
No acto formal de assinatura do protocolo, que decorreu no Salão Nobre dos Passos do Concelho, estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal de Machico, Nuno Moreira, em representação do presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, a vereadora com o pelouro da cultura, Mónica Vieira, o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus e o director do Arquivo e Bibliotecas da Madeira, Nuno Mota.