Albuquerque visita amanhã obras de Estação Elevatória no Lombo do Urzal

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, no Lombo do Urzal, na Boaventura, pelas 11h30, as obras de construção da Estação Elevatória.

O Governo Regional refere que está a proceder ao reforço de adução ao Canal dos Tornos. Uma das obras que integra esta empreitada é a da construção da Estação Elevatória do Lombo do Urzal, localizada na Boaventura, e que representa um investimento de 3,34 milhões de euros, financiado ao abrigo do PRR.

Miguel Albuquerque visita amanhã, pelas 11.30 horas, esta obra, que teve início em Julho de 2022, estando a sua conclusão prevista para Julho de 2023.

O projecto do Lombo do Urzal é, saliente-se, o primeiro dos 9 projectos do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR a ir para o terreno, no âmbito da gestão hídrica da RAM.

O Governo Regional definiu quatro grandes objectivos, para preparar a Região para as menores disponibilidades hídricas futuras, decorrentes das Alterações Climáticas, refere uma nota da Quinta Vigia.

Os quatro objectivos serão concretizados através de investimentos de 70 milhões de euros, e são os seguintes:

1 – Captar águas desaproveitadas que ainda correm para o mar

2 – Interligar os dois principais sistemas hídricos da Madeira (Canal dos Tornos e do Norte)

3 – Diminuir as perdas de água nos canais e nas redes

4 – Aumentar a capacidade de armazenamento de água em altitude

Estes investimentos são essenciais para garantir que as necessidades hídricas da população em geral e das actividades económicas e agrícolas sejam satisfeitas. E  representarão um acréscimo de cerca de 50 l/s ao Canal dos Tornos, beneficiando cerca de 7.500 agricultores, informa o GR.

Fazem parte desta obra a construção de um reservatório e de uma estação elevatória e a instalação de condutas.