Conferência sobre “Intervenção em Património Edificado” a 19 de outubro no Baltazar Dias

No dia 19 de outubro a sala de espetáculos do Teatro Baltazar Dias (TMBD) vai receber, às 18h, a conferência “Intervenção em Património Edificado”, um projeto da GENUS |Associação de Defesa do Património da Madeira, apoiado pela Câmara Municipal do Funchal.
A conferência mostra o registo da espessura do tempo das diversas intervenções sobre o património através dos olhares complementares da arquitetura e da arqueologia.
A abertura da sessão está marcada para às 17h45 e contará com a participação de oradores como, o arquiteto Nuno Valentim (18:00 – 18:30), Élvio Sousa (18:30 – 19:00), Ana Mendonça (19:15 – 19:45) e o João Mendes Ribeiro (18:45 – 20:15).
Nuno Valentim começou a sua vida profissional em 1994 como profissional liberal e nesse âmbito fundou a empresa Nuno Valentim Arquitectura -Reabilitação Lda em 2009.
Entre 2017 e 2019 integrou a equipa de coordenação científica do projeto “RcR – Reabilitar como Regra”, cujo principal propósito consiste na “revisão do enquadramento legal e regulamentar da construção, de modo a adequá-lo às exigências e especificidades da reabilitação”.
Nuno Valentim recebeu diversos prémios pelo seu trabalho, tal como os prémios nacionais de reabilitação urbana 2016, 2017, 2018 e 2019 e o prémio IHRU em 2017.
Élvio Sousa iniciou a sua carreira de investigação no ano 2000, no âmbito da UNIARQ (Universidade de Lisboa). Élvio Sousa publicou quatro livros e três dezenas de textos especializados sobre a cultura material dos séculos XV ao século XX.
Ana Mendonça é atualmente Arqueóloga no CEAM – Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea e tem dirigido intervenções arqueológicas, em contexto urbano, no Funchal.
Participou em diversas escavações arqueológicas, tendo em destaque o projeto da Direção Científica dos trabalhos de escavação de sondagens e acompanhamento arqueológico nas obras de Beneficiação do Convento de Santa Clara, Funchal
Paralelamente à atividade arqueológica, Ana Mendonça tem desenvolvido diversos artigos referentes a intervenções arqueológicas.
O arquiteto João Mendes Ribeiro é docente no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desde 1991.
O trabalho de João Mendes foi objeto de publicações nacionais e internacionais, tendo participado em inúmeras exposições, de entre as quais se destaca a Representação Portuguesa na Mostra Internacional da 9.ª e 10.ª edição da Bienal de Veneza de Arquitetura, em 2004 e 2006.
A conferência conta com um coffee break marcado para às 19:00.
O evento é direcionado para um público maior de 12 anos e a entrada é gratuita.