CMF aposta na proximidade para incentivar empresários ao investimento

Apoiar os empresários na criação e gestão dos negócios, numa lógica de proximidade, na relação entre o Município do Funchal e as empresas, é o objetivo das visitas que a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal tem vindo a efetuar.

Reconhecendo a importância que as empresas assumem no tecido económico empresarial, Cristina Pedra aposta em seguir de perto as preocupações e as dificuldades dos empresários, para apresentar soluções. O propósito sublinha, a autarca, é incentivar os empresários ao investimento.

A vice-presidente da autarquia do Funchal acompanhada da sua equipa e da vereadora com o pelouro do Social, Helena Leal, visitou a empresa ‘Madeirense Puro’, na Rua D. Carlos, na Zona Velha. Uma marca de ‘Gonna Creative Studio, criada em 2013. Começou por uma brincadeira nas redes sociais e rapidamente o projeto cresceu, com a primeira loja online da marca em 2017, sendo já uma referência internacional. Os designers e criadores da marca pretendem expandir o negócio e neste âmbito quiseram saber que apoios podem beneficiar por parte da autarquia.

Cristina Pedra, explicou os dois apoios a fundo perdido, que o Município colocou ao dispor dos empresários, o Alavancar e o Reabrir, no montante global de 500 mil euros.

O Alavancar incidirá no apoio à estrutura, à atividade operacional e à promoção do estabelecimento comercial, e passa pelo pagamento de subsídio a fundo perdido de 60% a 80% das despesas apresentadas, até ao teto máximo de 10 mil euros.

O Re-Abrir comtempla um apoio a fundo perdido de 50% do valor da renda, durante 6 meses, e para despesas de requalificação ou modernização do espaço, mediante a apresentação de fatura, com o valor máximo de mil euros.

Cristina Pedra propõe-se a ouvir e resolver as situações que os munícipes enfrentam, e tornar a cidade do Funchal, num local atrativo ao investimento.

Presente nesta visita esteve um colaborador do Balcão do Investidor, organismo este, responsável pela aplicação dos apoios ao comércio, tendo tomado nota de propostas para fazer face às dificuldades que os empresários enfrentam.

Todas as informações referentes aos apoios estão publicadas no Site do Município, www.funchal.pt  onde os empresários poderão efetivar as suas candidaturas.