PSP procura sensibilizar contra o “bullying” com acções nas escolas

O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública procura sensibilizar contra o bullying e diz que o Dia Mundial de combate ao bullying assinala-se a 20 de Outubro, visando poiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir.

A PSP diz que segundo o Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF), uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente. A vítima de bullying pode sofrer este tipo de maltrato, durante muito tempo, sem que ninguém perceba o que está a acontecer. Esta forma de violência passa, na maior parte das vezes despercebida aos olhos dos pais, dos professores e da sociedade em geral.

Em face do exposto a PSP promove, no período entre 10 e 21 de Outubro a operação denominada “BULLYING É PARA FRACOS” e que consiste na realização de acções de sensibilização junto das escolas do 1º; 2º.; e 3º. Ciclos, e do ensino secundário direccionando as apresentações sobre as temáticas de Bullying e autoprotecção para os alunos e seus pais bem como para professores e auxiliares de educação das seguintes escolas:

“Com este trabalho de proximidade a PSP pretende que seja concretizado o objectivo destas ações, o qual  consiste em que alunos, pais, professores e assistentes operacionais passem a estar mais atentos a este tipo de violência, bem como compreendam o impacto devastador que o bullying acarreta, podendo comprometer o desenvolvimento saudável da criança/jovem, sendo necessário que todos estejam conscientes e sensibilizados para este tipo de fenómeno e por sua vez mais atentos a eventuais sinais de alerta”, reza o comunicado policial.