Prova de mar “Saca” movimentará o litoral funchalense no sábado

Integrada nas comemorações do dia da cidade do Funchal, realiza-se no próximo sábado, a 27ª edição da Prova de Mar José da Silva “SACA”, com partida às 11h00, no Cais do Funchal e chegada no Complexo Balnear da Barreirinha. A distância aproximada é de 1000 metros.

A competição organizada em conjunto pela Câmara Municipal do Funchal, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e Associação de Natação da Madeira, conta com a participação, aproximada, de 150 a 200 atletas.

Durante a apresentação que decorreu esta tarde, no Salão Nobre, o edil funchalense recordou que um dos objectivos desta prova é homenagear um atleta do Clube Desportivo Nacional que nos anos 60 e 70 do século passado era um apaixonado pela natação de mar. Praticamente todos os dias nadava no mar na zona velha, mais precisamente na zona da Barreirinha.

O evento de âmbito regional é constituído pela vertente competitiva e vertente popular.  Será atribuído um prémio monetário de 100 euros a cada vencedor absoluto de cada categoria, masculinos e femininos, referiu o presidente da CMF.

Pedro Calado salientou ainda o significado desta prova para a cidade, e a importância de dar continuidade a este tipo de eventos, reiterando o apoio da autarquia às entidades parceiras do evento para a sua dinamização, contribuindo deste modo para fazer crescer o interesse por esta modalidade.

Por outro lado, Pedro Calado aproveitou o momento  para deixar outra mensagem relativo ao consumo de drogas. O autarca considera fundamental a realização de eventos quer sejam do desporto, da música e da dança , para “retirarmos os nossos jovens da droga, um pesadelo que assola a nossa sociedade”, reconheceu.

“Temos de conseguir através destas actividades e em colaboração com diversas entidades, que os nossos jovens entrem noutros caminhos com um estilo de vida completamente diferente”, defendeu.

Calado manifestou-se “ triste” com as notícias vindas a público, hoje, na comunicação social, dando conta de intoxicações por consumo de substâncias psicoactivas entre os mais jovens no Porto Santo.

Além da Prova de Mar José da Silva “SACA”, realiza-se no mesmo dia, sábado, 20 de Agosto, pelas 15h00, a Regata de Canoas Tradicionais de Santa Maria Maior, na qual o presidente da CMF, juntamente com o ex-vereador, Henrique Costa Neves, participarão.