Dia do Emigrante domingo dia 21 de Agosto na freguesia da Ilha

O Dia do Emigrante – Sabores e Saberes Tradicionais 2022,  realiza-se no domingo 21 de Agosto na freguesia da Ilha. É a XVIII edição do evento, que principiará às 09h30 com a Missa Dominical a Nossa Senhora do Rosário pelos Emigrantes, na Igreja Paroquial da localidade.

De seguida, no Salão Paroquial da Ilha, realizar-se-á a sessão oficial presidida pelo secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia, e um debate sobre a temática “Ferramentas que posicionam um território”.

O mesmo contará com a presença dos seguintes intervenientes convidados: Marco Gonçalves, gestor do PRODERAM2020, Micaela Vieira, gestora de projectos da Startup Madeira, Emanuel Pereira, presidente da direcção da Associação Madeira Rural e a agente imobiliária, Sara Jardim.

O debate contará com a moderação e comentário de António Trindade, presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo da Ilha.

Logo após o debate, decorrerá a apresentação do livro “O regresso dos que nunca partiram – Memórias e Histórias da Emigração de São Roque do Faial”, editado pela Casa do Povo de São Roque do Faial, seguida de um almoço convívio com iguarias da terra, na Casa do Povo da Ilha.

Logo após, pelas 14h30, decorrerá o Circuito de Carros de Pau, desde o Miradouro do Cabeço do Resto até aos Poços Públicos, abaixo do Centro Cívico da Freguesia da Ilha, integrado no Campeonato Regional de Carros de Pau 2022.

A partir das 16h30 até às 02h00 de segunda-feira, passarão pelo palco o Grupo de Folclore do Rochão, a dupla Sandra & Ricardo, os Xarabanda, Catarina Melim & Banda, 4Litro & Banda, Fitness Team e termina o programa com o DJ Hugo Basílio, informa um comunicado da organização.

O Dia do Emigrante contará com a apresentação de Carlos Pereira, técnico da Direcção da Serviços da Ruralidade e será transmitido em directo através do canal naminhaterraTV e do facebook da Casa do Povo da Ilha.