IASAÚDE disponibiliza “Cartão de Reembolso Especial”

Foto DR

O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM disponibiliza aos utentes do Serviço Regional de Saúde, nomeadamente, pensionistas e trabalhadores por conta de outrem, que aufiram pensão/ordenado inferior ao salário mínimo regional, um “Cartão de Reembolso Especial”.

Trata-se de uma medida que “pretende beneficiar os utentes elegíveis com um reembolso, entre os 20€ e os 23€, de acordo com o seu enquadramento nos escalões existentes, no âmbito das despesas de saúde com consultas médicas.”, refere Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil.

Acrescenta ainda que “em 2021, através do “Cartão de Reembolso Especial”, foram alvo do respetivo reembolso 4.185 consultas de utentes do escalão A – pensionistas com pensão inferior ao salário mínimo regional e 6 consultas de utentes do escalão B – trabalhadores por conta de outrem com ordenado inferior ao salário mínimo regional, tendo então sido emitidos 66 novos cartões e realizadas 979 renovações. Em 2022, até à data, já foram emitidos 90 novos cartões e foram realizadas 988 renovações.”

O “Cartão de Reembolso Especial” apresenta-se “como uma medida complementar no apoio aos utentes do Serviço Regional de Saúde relativamente no acesso a consultas médicas. Este cartão é gratuito e tem validade de um ano, podendo ser renovado e requerido nos serviços do IASAÚDE, IP-RAM.”