Intitulado “Crianças em Participação”, um projecto da Câmara Municipal do Funchal visa sensibilizar os mais jovens para as questões do poder local, estimulando o pensamento crítico, mediante a apresentação de propostas de interesse para o Município e para a comunidade educativa em que estão inseridos, refere uma nota do Município.
É uma espécie de “Orçamento Participativo” para crianças, desenvolvido nas escolas do 1º ciclo do Funchal, explica-se.
O edil Pedro Calado considera demonstrativo que “os jovens queiram ter uma palavra activa na vida da cidade”, fazendo votos que “quando forem mais velhos, mantenham esta atitude, de pensar diferente, e à medida que forem crescendo, desenvolvam outras ideias, e tragam para o Funchal e para a Região, projectos de natureza diferente”.
Para o projecto “Crianças em Participação”, candidataram-se 5 escolas, que receberam uma comparticipação de mil euros, para implementação das respectivas ideias:
EB1 PE da Achada – Enriquecimento da Ludoteca da escola, com jogos de interior e exterior (mesa de bilhar, ténis de mesa, matrecos);
EB1 PE S. Filipe – Incremento de actividades lúdicas na escola, com aquisição de equipamentos (ténis de mesa interior, patins em linha, raquetes, material para badminton);
EB1 PE Prof. Eleutério de Aguiar – “Parque dos Buzicos” – mini espaço lúdico/aventura, com adaptação de um espaço exterior para a instalação de uma tirolesa e um abrigo infantil de madeira;
EB1 PE St. Amaro – “Mais tecnologia – maior participação” – Aquisição de 2 computadores portáteis, para permitir a consulta rápida dos temas em estudo nas salas de aulas.
EB1 PE Ladeira – St. António – Projecto Ladeira Online, para dotar a escola de uma melhor rede de Wi-Fi.
Além de Pedro Calado, a cerimónia contou a presença de José Luís Nunes, presidente da Assembleia Municipal, tendo ambos aproveitado para explicar aos mais pequenos o funcionamento dos órgãos autárquicos e o papel da Câmara Municipal na vida urbana.