CMF avança com “orçamento participativo” para as crianças

Intitulado “Crianças em Participação”, um projecto da Câmara Municipal do Funchal visa sensibilizar os mais jovens para as questões do poder local, estimulando o pensamento crítico, mediante a apresentação de propostas de interesse para o Município e para a comunidade educativa em que estão inseridos, refere uma nota do Município.

É uma espécie de “Orçamento Participativo” para crianças, desenvolvido nas escolas do 1º ciclo do Funchal, explica-se.

O edil Pedro Calado considera demonstrativo que “os jovens queiram ter uma palavra activa na vida da cidade”, fazendo votos que “quando forem mais velhos, mantenham esta atitude, de pensar diferente, e à medida que forem crescendo, desenvolvam outras ideias, e tragam para o Funchal e para a Região, projectos de natureza diferente”.

Para o projecto “Crianças em Participação”, candidataram-se 5 escolas, que receberam uma comparticipação de mil euros, para implementação das respectivas ideias:

EB1 PE da Achada – Enriquecimento da Ludoteca da escola, com jogos de interior e exterior (mesa de bilhar, ténis de mesa, matrecos);

EB1 PE S. Filipe – Incremento de actividades lúdicas na escola, com aquisição de equipamentos (ténis de mesa interior, patins em linha, raquetes, material para badminton);

EB1 PE Prof. Eleutério de Aguiar – “Parque dos Buzicos” – mini espaço lúdico/aventura, com adaptação de um espaço exterior para a instalação de uma tirolesa e um abrigo infantil de madeira;

EB1 PE St. Amaro – “Mais tecnologia – maior participação” – Aquisição de 2 computadores portáteis, para permitir a consulta rápida dos temas em estudo nas salas de aulas.

EB1 PE Ladeira – St. António – Projecto Ladeira Online, para dotar a escola de uma melhor rede de Wi-Fi.

Além de Pedro Calado, a cerimónia contou a presença de José Luís Nunes, presidente da Assembleia Municipal, tendo ambos aproveitado para explicar aos mais pequenos o funcionamento dos órgãos autárquicos e o papel da Câmara Municipal na vida urbana.