Deputados do JPP reuniram com o secretário das Finanças, em reunião “profícua”

Os deputados do JPP estiveram reunidos com o secretário regional das Finanças, numa abordagem preparatória para o Orçamento Regional, encontro onde foi possível explanar  preocupações, medidas e revindicações.

O JPP reconhece que a RAM atravessa um tempo complexo de recuperação económica, pelo que apresentou medidas nos mais variados sectores.

No sector Económico, para recuperação das empresas, “entendemos que medidas de apoio e de reforço do tecido empresarial regional, bem como uma particular atenção às pequenas e médias empresas são fundamentais. Uma maior abrangência em termos de empresas aos apoios criados pelo Governo seria igualmente pertinente”, refere nota do grupo parlamentar.

J no sector dos Transportes, o JPP quer ver cumprida a promessa do PSD e do CDS na criação de uma ligação marítima anual Madeira – Continente e caso isso não se reflicta no Orçamento, o JPP irá propô-la em sede de especialidade.

A Saúde é também um sector de profunda preocupação para este partido, nomeadamente o Plano de Recuperação de Cirurgias. “Aguardamos que o Orçamento Regional comtemple uma verba significativa para solucionar as longas listas de espera do Serviço Regional de Saúde”, refere-se.

O JPP afirma ser um partido responsável que vai apresentar políticas que compensem qualquer despesa, com a criação de receita ou com a diminuição da despesa em outras áreas que entende serem supérfluas, as chamadas “gorduras” do Governo Regional.

“Não podemos aceitar que se gastem 21 milhões de euros com nomeados políticos, assim como não podemos aceitar injeções financeiras em Sociedades de Desenvolvimento, falidas, incapazes de comprovar o seu benéfico para a sociedade”, critica.

Relativamente às parcerias público-privadas rodoviárias, num valor total que ascenderá os 2 mil milhões de euros, o JPP entende que o valor tem de ser reequacionado, até porque existem prioridades e as prioridades não devem passar pelas parcerias público – privadas.

“Consideramos, também, uma situação vergonhosa gastar 81 milhões de euros em despesas de representação, um valor que ultrapassa os orçamentos anuais de algumas Secretarias Regionais”. O partido afirma que não irá pactuar com essa situação

Em conclusão, o JPP entende que a reunião com o secretário das Finanças foi profícua, com medidas e preocupações comuns em diversas matérias. “Aguardaremos a entrega do Orçamento Regional para posterior análise”, concluem os deputados.