15 fontanários recuperados no Curral das Freiras

O edil camaralobense, Pedro Coelho, visitou hoje o Curral das Freiras no âmbito da apresentação da recuperação dos 15 fontanários existentes na freguesia. Trata-se de uma obra da responsabilidade da Junta de Freguesia local. Estes equipamentos tiveram uma importante função no passado, abastecendo a população local e servindo de ponto de encontro e de convívio da comunidade. A recuperação efetuada teve o cuidado de manter a traça original destes “monumentos”, refere-se numa nota.

Com a disseminação das redes de água, estes equipamentos perderam a sua centralidade na vida das pessoas. No entanto, revestem-se de um enorme valor simbólico para a comunidade.

Além da recuperação física, a Junta de Freguesia procedeu a um levantamento histórico no sentido de dar a conhecer um pouco a história destes equipamentos e a sua importância no contexto da evolução da freguesia. Os mesmos serão integrados nos roteiros turísticos já existentes.

Segundo Manuel Salustino, presidente da Junta de Freguesia do Curral das Freiras, “Esta recuperação era uma ambição do executivo de freguesia desde a nossa eleição e que correspondia também à vontade da população.”

Esta intervenção foi realizada com o recurso a fundos da ACAPORAMA e com fundos ao abrigo do contrato de concessão de apoios assinado com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, representando um investimento na ordem dos 45 mil euros.

Na oportunidade, agradecendo ao presidente da Junta, Pedro Coelho revelou ainda que está em curso a recuperação de fontanários nas freguesias da Quinta Grande e Jardim da Serra, com recursos a fundos do PRODERAM e do orçamento municipal. Em fase de projecto está a recuperação dos fontanários do Estreito e da freguesia de Câmara de Lobos.