Suez: veja imagens do canal que está actualmente impedido

Fotos: Rui Marote

Um dos assuntos mais prementes da actualidade é o bloqueio do canal de Suez por um navio, o “Ever Given”, que encalhou diagonalmente através daquela via na passada quinta-feira, por causa de uma tempestade de areia e ventos fortes que afectaram a visibilidade.

A embarcação travou todo o trânsito naval entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho, causando grandes “engarrafamentos” de navios. O número de navios à entrada sul do canal, no Mar Vermelho, aumenta cada vez mais, e é previsivel que esta difícil situação afecte o fornecimento de múltiplos bens transportados por via marítima, incluindo combustível.

De acordo com a BBC, os especialistas das companhias que foram chamados para tentar fazer o navio voltar a flutuar deram a entender ao presidente do Egipto que a situação poderá estar resolvida apenas dentro de semanas, se for necessário remover os contentores a bordo. Um conselheiro do presidente do Egipto apresentou uma perspectiva mais optimista, afirmando que o problema poderá estar resolvido apenas dentro de dois ou três dias. A verdade, até agora, é que é uma incógnita a altura em que este inusitado caso poderá ter um desfecho feliz. É que a alternativa ao canal de Suez é fazer a rota para a Europa pelo Cabo da Boa Esperança…

O FN publica agora, a propósito, uma série de imagens do nosso repórter fotográfico Rui Marote, colhidas anteriormente e documentando o tráfego marítimo normal e a vigilância do mesmo que decorre no canal de Suez.