Direito de Resposta à notícia “Há lugares na ilha onde a notícia da pandemia ainda não chegou”

“Exmo. Senhor Director,

Nos termos do nº 2 do Art. 24º da Lei nº 2/99 de 13-1, vem por este meio a Potenciódromo Unipessoal Lda, NIPC – 510244530 na qualidade de proprietária do espaço comercial de bar e Restaurante “Maktub” sito ao Paul do Mar, reclamar do teor da notícia ínsita no Vosso site online “Funchal Notícias” a 21/3/2021 sob o título “Há lugares na ilha onde a notícia da pandemia não chegou” uma vez que o teor da mesma, de forma errónea, transmite que a responsabilidade pela falta de cumprimento das determinações das entidades de saúde no que respeita às medidas Covid 19 em estabelecimentos de comida e bebidas, seria do referido Maktub.

Ora, conforme perpassa da leitura do dito artigo, o mesmo vem acompanhado de fotografias do Maktub, quando existe outro estabelecimento contíguo; por um lado diz que o bar até cumpre com as determinações em vigor mas conclui dizendo “Que fique bem claro que citamos o exemplo deste bar, mas que estamos certos de que há outros onde se passam situações semelhantes”.

Considera assim a reclamante que a notícia em causa é assim meio suficiente para confundir o seu leitor, transmitindo a errada percepção de que as responsabilidades por eventuais incumprimentos ao Maktub são imputáveis.

Com tal, este seu meio de notícias com a publicação da dita notícia, consubstanciou manifesto acto de lesão do bom nome deste estabelecimento que importa reparar e corrigir, pelo que nos termos legais citados solicita-se a publicação da presente rectificação.

Fábio Afonso”

Nota de Direcção ao abrigo do disposto no n.º 6 do art.º 26.ª da Lei de Imprensa:

O FN publica este Direito de Resposta mas não deixa de sublinhar que só por má fé ou por uma leitura propositadamente enviesada do texto que lhe deu origem se pode concluir que criticámos o bar e não o comportamento generalizado das pessoas na via pública, numa altura de pandemia da Covid-19 e em que a Madeira regista 70 mortes. A vitimização dos proprietários do Maktub não faz sentido. O leitor que tire as suas próprias conclusões no link: https://funchalnoticias.net/2021/03/21/ha-lugares-na-ilha-onde-a-noticia-da-pandemia-ainda-nao-chegou/