Santa Cruz avança no miradouro das Lages e desafia Governo a cooperar

Tal como anunciado, a Câmara Municipal de Santa Cruz e alguns populares de Gaula deram hoje o primeiro passo para as obras que estão programadas para o futuro Miradouro das Lages. A primeira medida foi a demolição do abrigo de paragem ali existente, uma vez que a estrutura apresentava perigo segundo um relatório da Proteçcão Civil Municipal, refere a edilidade santacruzense.

O autarca Filipe Sousa referiu, esta manhã, que toda aquela zona está sinalizada pela Protecção Civil Municipal, incluindo o estacionamento irregular que ali se verifica. Realçou ainda que, sendo aquela uma zona nobre, com uma vista fabulosa e uma das principais portas de entrada na freguesia, a ideia da autarquia era valorizar o potencial do lugar com a criação de um miradouro ajardinado, melhorar as condições de segurança da paragem e criar uma doca de estacionamentos.

Como os terrenos em causa estão sob alçada do Governo Regional, foi solicitada ao executivo a permissão para avançar com as obras necessárias. Mas, segundo Filipe Sousa, como tem sido apanágio do Governo Regional, todos os ofícios da autarquia ficam sem resposta, mesmo quando em causa estão situações claramente do interesse da população.

Deste modo, a iniciativa de hoje, mais do que uma espécie de “posse administrativa à moda do povo de Gaula”, é um desafio ao Governo Regional para que responda a uma pretensão da população e a uma comunicação oficial de uma autarquia. O autarca acredita que a cooperação neste caso seria desejável a aplaudida pelo povo.

Para já, e depois da demolição do abrigo de paragem, a autarquia pretende limpar a zona, melhorando o aspecto do local, tendo já aberto uma vala onde pretende depositar o material degradável.