Câmara de Lobos recebe galardão “Município Amigo do Desporto”

O Município de Câmara de Lobos recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o galardão de “Município Amigo do Desporto”, numa cerimónia que decorreu nos Paços do concelho e contou com a presença da Vice-presidente com o pelouro da Intervenção Social, Educação e Juventude, Sónia Pereira.

O programa nacional “Municípios Amigos do Desporto” resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) e a Cidade Social, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.

Este galardão constitui o reconhecimento e a distinção dos modelos de intervenção no desenvolvimento das atividades físicas e desportivas no município de Câmara de Lobos, bem como da partilha de boas práticas de gestão desportiva, em resultado das auditorias feitas ao nível da intervenção no desenvolvimento desportivo.

Foram também reconhecidas as boas práticas na área da atividade física a nível da intervenção dos municípios durante o período da pandemia COVID 19 em 2020, tendo o munício de Câmara de Lobos alcançado o 3º lugar nacional e conquistado o respetivo prémio.

Considerando a importância da atividade física na promoção da saúde, no período de confinamento, o município de Câmara de Lobos promoveu um conjunto de iniciativas num esforço para minimizar as consequências do isolamento social e inatividade física nos munícipes do concelho. O projeto englobou a realização e publicação de seis vídeos de aulas de educação física que foram publicados nos canais de comunicação da autarquia, bem como a elaboração e publicação de documentos com uma série de passatempos com o intuito de promover a atividade mental dos utentes dos espaços municipais encerrados na altura e da população em geral.

Segundo uma nota de imprensa, estes reconhecimentos constituem um orgulho e, simultaneamente, estímulos e desafios para o futuro.

A partilha de boas práticas constitui um impacto positivo na gestão do desporto e na implementação de práticas impulsionadoras e promotoras da atividade física de forma regular na população.

Com este reconhecimento os técnicos de desporto da autarquia recebem formação creditada e têm acesso a uma plataforma nacional de partilha de boas práticas, bem como a indicadores de gestão de desporto que possibilitam a evolução, adaptação e aproximação do modelo de gestão desportiva mais adequado para a realidade do nosso município.