GR ofereceu feno para alimentar cavalos e burros no Porto Santo

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, representada pelo adjunto do gabinete do Vice-Presidente do Governo Regional no Porto Santo, Roberto Silva, entregou ao final desta manhã seis toneladas de feno para alimentar 19 cavalos e 2 burros de um empresário local.

O apoio na oferta de 200 fardos de palha, cada um com cerca de 30 kg, é “a resposta de urgência às dificuldades do empresário porto-santense, que durante a pandemia sofreu um grande corte nas receitas, por inactividade do negócio”, explica um comunicado.

“Sensível à importância dos ‘negócios da tradição’, bem como ao facto do pasto natural não garantir a alimentação adequada e condigna aos animais no inverno, o Governo Regional avançou para um plano de ajuda de emergência, que visa garantir a alimentação dos cavalos e naturalmente o seu bem estar, por considerar que “o transporte com recurso a animais é uma marca da história do Porto Santo, pois a relação dos porto-santenses com os animais foram a base do trabalho agrícola e mais tarde nas deslocações entre diferentes pontos da ilha, de pessoas e bens”.

O apoio dado é justificado na circunstância dos “cavalos e burros serem hoje um activo importante da cultura e etnografia do Porto Santo, quer em termos paisagístico, como memória colectiva da história, constituindo um produto turístico que acrescenta valor à oferta que a ilha dispõe, pois diversifica e sobretudo recria quadros históricos da vivência dos porto-santenses”.

Ligado à actividade dos passeios de cavalo desde 2008, o empresário Paulo Ornelas mostrou-se satisfeito e aliviado com o apoio dado. “Garantir a alimentação de 19 cavalos e 2 burros ao longo de 365 dias do ano, sem receitas durante mais de metade do ano, torna-se um exercício impossível e que põe em causa a saúde e bem-estar dos animais. Esta ajuda é uma importante dádiva, ainda para mais no nosso caso em que somos duplamente penalizados pelos condicionalismos da atividade turística e da acentuada sazonalidade”, considerou.

O empresário aproveitou o momento em que recebeu os fardos de feno para agradecer a atenção e o apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a ajuda do Instituto da Floresta e Conservação da Natureza, bem como ao Grupo Sousa que garantiu o transporte das seis toneladas de palha sem custos.