A colocação de certos postos de fogo-de-artifício em zonas vulneráveis da cidade está a gerar apreensão em alguns moradores de áreas próximas. É o caso do Imaculado Coração de Maria, local do Funchal de onde os habitantes nos fizeram chegar receios de incêndio, dado que o fogo foi colocado, segundo nos referem, próximo de “uma fileira de casas abandonadas”.
“O risco de incêndio é enorme”, consideram, deixando um alerta a quem de direito para a necessidade de cuidados acrescidos com esta situação.
Entretanto o conhecido geógrafo e ecologista Raimundo Quintal soube desta situação e fez um alerta no mesmo sentido na sua página na rede social Facebook.
“Num terreno localizado entre a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria e a Rua Cidade de Santos foi instalado um posto de fogo de artifício.
Acontece que no terreno há muito mato e a pouca distância existem várias casas antigas, estando, pelo menos uma habitada”, alerta o antigo vereador do Ambiente da CMF.
“Sugiro que a Protecção Civil Municipal realize uma vistoria ao referido local, com o objetivo de avaliar o risco de incêndio e o impacto da trepidação nos vetustos edifícios. Porque mais vale prevenir do que remediar, aqui fica o alerta”, refere Raimundo Quintal.