Centro de Saúde do Porto Santo em alerta por causa da Covid-19

O SESARAM divulgou um comunicado do delegado de saúde do Porto Santo e director do Centro de Saúde local, Rogério Correia. No mesmo, refere-se que, após resultado positivo à COVID-19 de um funcionário da Unidade de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim, “vimos informar que de forma preventiva, uma vez que este funcionário está no seu período de férias há uma semana, efectuaram-se testes a todos os profissionais do Centro de Saúde do Porto Santo a fim de garantir toda a segurança no atendimento aos seus utentes”.

Consequentemente, no dia 18 de Dezembro, sexta-feira, esta Unidade de Saúde terá a funcionar os serviços essenciais, garantidos pelos profissionais que estão a regressar ao serviço esta semana e/ou que tiveram teste negativo neste período.

Contudo, informa-se que o processo de investigação deste novo caso está ainda em curso, admitindo-se que possa ter ocorrido no seu período de férias, não havendo transmissão no Centro de Saúde do Porto Santo, refere a nota.

“Efectivamente, trata-se de uma medida preventiva por forma a garantir a Saúde e Segurança a todos os nossos utentes e profissionais. Aproveita-se para informar que todos os contactos directos deste caso estão identificados, isolados e os mesmos serão testados até cinco a sete dias, após o último contacto”, prossegue a nota de imprensa.

“Estes contactos são externos ao seu local de trabalho, que acrescem aos 62 testes já efectuados aos profissionais do Centro de Saúde, tido sido realizados nas horas imediatas após conhecimento deste resultado.

Porque sabemos que o Natal é sobretudo época para estar em família, voltamos a lembrar que só o cumprimento e os cuidados, já sobejamente conhecidos, podem garantir a si e à sua família um Natal Feliz!”, conclui o delegado de Saúde d0 Porto Santo.