Agentes louvados no âmbito das comemorações do Dia do Comando Regional da PSP

A Polícia de Segurança Pública assinalou hoje o 142.º Aniversário do Comando Regional da Madeira, data da criação desta Unidade Territorial, com uma cerimónia interna com condicionalismos ditados pela era Covid-19 em que vivemos.  A efeméride teve lugar na sede do Comando Regional, e contou com a presença do director nacional da Polícia de Segurança Pública.

Principiou às 9 horas, com o hastear da bandeira nacional e da bandeira da RAM, seguindo-se, entre outros actos formais, a deposição de um ramo de flores no Mausoléu da PSP no Cemitério de São Martinho e o descerramento de uma placa na entrada principal da Sede do Comando Regional alusiva ao reconhecimento aos polícias do CR Madeira durante o Estado de Emergência.

Depois foi altura para uma sessão solene no Comando Regional, no qual discursou primeiro o comandante regional, superintendente Luís Simões, e depois o director nacional, superintendente-chefe Magina da Silva. Depois houve  ocasião para a entrega de condecorações e louvores.

Entre eles, destacam-se o agente principal José Manuel Sardinha Caldeira, que serve em Santa Cruz e que no dia 124 de Dezembro de 2019, procurou de muitas maneiras localizar um cidadão que padecia de doenças do foro cognitivo e que se encontrava desaparecido há cerca de 12 horas. Uma vez tendo-o localizado, e necessitando o mesmo de urgente apoio médico, transportou-o aos ombros, “com destreza e enorme esforço físico”, conseguindo progredir num terreno inclinado e lamacento”.

Por outro lado, o agente principal Luís Filipe Candelária Vasconcelos e o agente Duarte Fernandes Ascensão viram a sua actuação enaltecida por salvarem de um incêndio em Câmara de Lobos um cidadão com problemas psíquicos, que se recusava a sair de casa e que teve de ser retirado com recurso “à força estritamente necessária para imobilizar o referido cidadão e retirá-lo da residência, promovendo a sua condução ao Hospital, para tratamento e posterior exame no âmbito da Lei de Saúde Mental”.