Aulas presenciais retomam no Liceu com 20 turmas do 11.º e 12.º anos

Fotos Funchal Notícias

As aulas presenciais arrancaram esta manhã, no “Liceu”, para 20 turmas do 11.º e 12.º anos. O ambiente foi certamente diferente dos habituais regressos escolares. Desta vez, é debaixo do signo do covid-19 que a comunidade escolar retoma as aulas, dentro do cumprimento de estritas regras de segurança. Uma prática que se estende a todos os estabelecimentos de ensino secundário, com provas de exame a partir de 6 de julho.

Todos os intervenientes, desde professores a alunos, assim como pessoal não docente, passaram por um processo de desinfeção das mãos à entrada das instalações e, claro está, com o novo adereço obrigatório da máscara.

Além do uso obrigatório das máscaras, o distanciamento social foi respeitado. Todos procuram habituar-se a novas regras de convivência escolar para a segurança comum. A importância de acatar as obrigações emanadas da Direção Geral de Saúde está interiorizada pela comunidade escolar, conformada também como este novo ciclo que se está a viver. A “lição” da segurança está estudada e todos, apesar do calor e evidentes incómodos que as máscaras provocam, compreendem que o sacrifício é pelo bem comum e atingir o sonho de entrar este ano na universidade. Os convívios nos corredores deixaram também de existir para garantir igualmente a rápida circulação de todos.

A reabertura da Escola Secundária Jaime Moniz em segurança foi precedida de um minucioso trabalho de preparação, por parte do Conselho Executivo.

As entradas também obedeceram a regras específicas consoante o número das salas.

Os corredores estão assinalados e não existem intervalos, pelo que os alunos aguardam sentados nos seus lugares até à chegada do professor seguinte.

Os alunos que necessitarem de mudar de sala devem respeitar os circuitos das entradas das novas salas.

Todos os serviços da Escola se encontram encerrados (bar, papelaria, cantina, gabinete do aluno e biblioteca) exceto, a secretaria externa, mas apenas para levantamento de documentos que devem ser pedidos online.

Nas aulas presenciais as regras a cumprir são as seguintes: o uso obrigatório da máscara para docentes, alunos e funcionários durante a permanência nas instalações escolares (cada um deve ser portador da sua); os professores, alunos e funcionários devem manter o distanciamento social; todos os professores, alunos e funcionários devem desinfetar as mãos à entrada e à saída da escola, à entrada e saída das casas de banho, bem como de todos os espaços que venham a frequentar dentro das instalações escolares; existem dispensadores de soluções desinfetantes, devidamente assinalados, em vários pontos da Escola; por fim, os professores, alunos e funcionários que manifestem sintomas de covid-19 não devem comparecer na escola; cada aluno deve ser portador do seu próprio material e não tocar em nenhum local (corrimões, maçanetas das portas, janelas, paredes, etc.), exceto na mesa e na cadeira que lhes foram destinadas.

Refira-se que, até 26 de junho haverá aulas presenciais apenas para os alunos do 11.º e 12.º anos, que têm disciplinas de exame e que se inscreveram nessas mesmas aulas presenciais.

O ensino continua online, até 26 de junho, para as disciplinas que não são de exame.

Depois desta etapa, seguem-se os exames nacionais, a partir de 6 de julho, que exigirão também a manutenção das regras de segurança para todos os intervenientes .