Inaugurada “Livraria Parlamento” da Madeira

A ALRAM inaugurou na tarde de hoje a sua primeira Livraria Parlamento. O Espaço IDEIA passará a dispor de um local capaz de mostrar e disponibilizar publicações de interesse para a Autonomia, bem como produtos de “merchandising” capazes de potenciar a divulgação cultural, na Região e no exterior, assevera um comunicado.

O novo espaço pretende contribuir para a divulgação da Autonomia, no âmbito do Centro de Investigação e Divulgação de Estudos e Informação sobre a Autonomia (IDEIA).

José Manuel Rodrigues vê nesta “Livraria Parlamento Madeira mais uma pedra para a construção de uma identidade histórica e de tentar preservar, conservar, divulgar a nossa memória colectiva, enquanto povo com 600 anos”.

O presidente do parlamento madeirense entende que esta é uma aposta “sobretudo virada para o presente e o futuro, e para a conquista de mais Autonomia”, objetivos que se enquadram no âmbito de atuação do Centro de Investigação e Divulgação de Estudos e Informação sobre a Autonomia (IDEIA).

José Manuel Rodrigues assegurou que “este novo espaço visa recolher um espólio documental sobre o que foi este percurso dos madeirenses, desde o século XVIII, de tentar conquistar essa mesma Autonomia. Esta livraria possui documentos de grande valor sobre esta temática, que foram adquiridos ao longo dos últimos anos e que estarão expostos na nova livraria. Era uma peça que faltava no processo de aproximar os eleitos dos eleitores, os deputados do povo que os elege”.

Foi igualmente apresentado na nova “Livraria Parlamento Madeira” uma nova publicação do IDEIA, o livro “XII Legislatura (2019-2023): um Novo Parlamento para um Tempo Novo”, que faz a síntese de toda essa legislatura.

O Presidente do Parlamento madeirense sublinhou que “o livro aborda as actividades ligadas ao Parlamento Jovem (de grande importância cívico-pedagógica); os trabalhos atinentes ao IDEIA; temos o elenco e breve notícia de todas as atividades ligadas aos eventos sociais e culturais, considerados importantes para a abertura do parlamento à comunidade.”

“É a primeira vez que esta Assembleia Legislativa faz uma síntese completa de uma legislatura, legislatura esta que marcou o início de um novo tempo com o emergir de um novo Parlamento, que enfrentou, e enfrenta ainda, inúmeros desafios e provações, num cenário político também ele novo. Ao longo deste tempo, tudo temos feito para estarmos mais próximos das pessoas, abrindo as portas da casa da Democracia a iniciativas sociais e culturais que cumprem esse desígnio”, disse.