Dermatologista Anabela Faria aposenta-se e recebe louvor do Governo Regional

O Conselho de Governo reunido em plenário em 14 de maio de 2020, resolveu louvar publicamente a Dra. Anabela Maria Olim Perestrelo Fernandes Faria, Assistente Graduada Sénior da Carreira Especial Médica da Especialidade de Dermatologia, que agora passa passou à situação de aposentada.

O louvor é feito pelas qualidades evidenciadas ao longo da sua carreira médica, destacando-se entre elas, a extrema dedicação, dignidade ética e profissionalismo, e o elevado espírito de missão dedicado à causa pública, tornando-a justa merecedora do público louvor, que ora lhe é atribuído.

A resolução da Quinta Viagia lembra que a Dr.ª Anabela Faria, quadro do mapa de pessoal do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, E.P.E. (SESARAM, E.P.E.), desenvolveu ao longo da sua carreira médica um trabalho notável na Área da Dermatologia.

Lembra ianda a forma exemplar, empenhada e leal com que exerceu o cargo de Diretora do Serviço de Dermatologia do SESARAM, entre 2005 a 2020, muitas vezes confrontada com dificuldades advenientes da redução de recursos humanos naquele Serviço.

A Quinta Vigia considerou as elevadas competências técnicas e humanas evidenciadas ao longo do seu percurso profissional; o papel preponderante que teve na Área da Dermatologia e a prestação das suas funções com extrema dedicação ao Serviço e aos utentes, e ainda a colaboração com a comunicação social no sentido de contribuir para a promoção da saúde e prevenção da doença da população da RAM.

Releva-se ainda o constante investimento que fez na sua formação, de forma a aperfeiçoar e atualizar os seus conhecimentos técnicos e científicos, em prol da saúde dos seus utentes e da população da RAM, tendo participado em inúmeras reuniões científicas, congressos e jornadas, quer a nível nacional, quer a nível internacional, na Área da Dermatologia.

Considera-se também o seu papel dinamizador e mobilizador nas atividades de rastreio do melanoma na RAM e o seu elevado espírito de companheirismo e de cooperação com os serviços que com ela conviveram.