DGS mantém contabilização diferente da Madeira, veja o quadro nacional por concelho

Os números relacionados com a evolução da Covid-19 na Madeira expressam-se de forma diferente se estivermos perante os dados do IASAÚDE, que o secretário regional que tutela o setor tem afirmado serem os fiáveis, ou se estivermos perante os dados da Direção-Geral. Todos os dias são diferentes, quer no que diz respeito aos casos positivos globais da Região, quer depois quando há distribuição por concelhos.

A explicação da DGS tem a ver com a contabilização de casos de madeirenses, que estando infetados e não se encontrando na Madeira, acabam por figurar como sendo casos atribuídos à Madeira, situação que deveria ser uniformizada, ou pela estratégia regional ou pela estratégia nacional, precisamente para evitar esta diferença que a explicação, por si só, não explica tudo, tratando-se de entidades oficiais, que oficialmente deveriam articular posições para que os dados fossem os mesmos quando transmitidos à população.

Sendo assim, com estas explicações nacionais e regionais, ficamos com o quadro possível dos concelhos de Portugal, incluindo obviamente as Regiões, mas com as disparidades já enunciadas. Nesse quadro da DGS, é dado conta que o Funchal tem 20 e Câmara de Lobos 7 e Ponta do Sol 6, sendo que ao Porto Santo, que pelos dados regionais tem dois, são atribuídos 5. No resto, também falta explicar, pelo quadro, como é que a DGS chega aos 52 na Região.

Os dados regionais de ontem indicam 45 casos positivos na Região, 1 caso recuperado, 242 suspeitos negativos, 631 em vigilância ativa e 282 em autovigilância.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.