Dia Vicentino no primeiro domingo da Quaresma

Sílvio Mendes

No dia 1 de março, primeiro domingo da Quaresma, vai realizar-se o Dia Vicentino, organizado pelo Conselho Central do Funchal da Sociedade de São Vicente de Paulo.

O encontro decorrerá  na Escola da Apel, Funchal, principiando às 10 horas com a oração da manhã seguindo-se pelas 10h15 a apresentação do tema do Dia: «Porquê a Caridade hoje?» pelo Padre. Eduardo Pereira, da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

A partir das 13 horas decorrerá o almoço na cantina da Escola da Apel e às 14h30 o Prof. Diamantino Santo, presidente do Conselho Central do Funchal prestará algumas informações.

Das 15 horas às 16 horas haverá espaço para os testemunhos dos Vicentinos das diversas paróquias e às 16h30 será celebrada a Eucaristia, que será solenizada pelo grupo coral juvenil da paróquia de Santa Cecília (Câmara de Lobos).

O ofertório será organizado pela Conferência Vicentina da paróquia do Curral das Freiras.

O Dia Vicentino tem o apoio da Escola da Apel.
É o encontro dos elementos das 38 Conferências de São Vicente de Paulo existentes na Madeira e Porto Santo, cuja missão é ajudar os carenciados.

s Vicentinos são leigos, voluntários e membros de um movimento católico denominado Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida como Conferência Vicentina, que tem como carisma: Amar e servir o Cristo na pessoa dos pobres, evangelizando e servindo para libertá-lo de todas as misérias.

Inspirados no patrono São Vicente de Paulo, pai da caridade, os vicentinos têm a missão de levar assistência material e espiritual aos necessitados.