Projecto “As Lapas das Selvagens” foi ontem apresentado com a presença do edil do Funchal

Miguel Silva Gouveia presidiu ontem à apresentação pública do projecto “As Lapas das Selvagens” (The Selvagens Limpet Project – SLIP), um dos vencedores da 3ª edição do Fundo de Conservação dos Oceanos, que decorreu na Sala da Assembleia dos Paços do Concelho. O edil explicou que “este projecto continua a colocar o Município na vanguarda em termos de investigação”, considerando que “poucas são as câmaras municipais que têm o conhecimento científico como o que tem o nosso concelho, mantendo a prática de investigação regular e dedicando à ciência um departamento”.

Este projecto, adianta um comunicado, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Funchal, através do Museu de História Natural do Funchal, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e do Instituto Português de Malacologia e visa definir uma estratégia de conservação da lapa gigante das Selvagens.

O presidente adiantou ainda que o projecto foi um dos três financiados, entre 16 candidaturas, “conseguindo um prémio no valor de 33 mil euros, que serão investidos de modo a que sejam esclarecidas algumas dúvidas sobre origem da espécie e consequentemente se defina um plano para a sua protecção. “É imprescindível proteger aquilo que nos distingue dos outros destinos do mundo.”

A apresentação pública contou, também, com a presença de dois investigadores do projecto, Ricardo Araújo do Museu de História Natural do Funchal e de Gonçalo Calado, professor catedrático e Vice-Reitor da Universidade Lusófona, entidade que coordena a investigação.