Eduardo Jesus promete aplicar bem os 41 milhões do Turismo e Cultura

Foto Rui Marote

O secretário regional do Turismo e Cultura disse hoje que os 41 milhões de euros que a secretaria tem neste Orçamento Regional para 2020 “serão bem aplicados, porque colocados à disposição da nossa população, trarão diferença. O orçamento resulta reforçado em 18%”.

Eduardo Jesus falou na promoção e referiu um reforço de 3,5 milhões de euros na Associação de Promoção. Hoje, o Governo garante 80% do orçamento da promoção e em 2015 garantia 40%. São 13,5 milhões de euros no total e procedemos à orgânica da secretaria com a criação Direção de Serviços de Qualificação Turística, que tem no centro o produto Madeira, salvaguardamos uma intervenção próxima”.

Em matéria cultural, o secretário afirma manter apoios à descentralização cultural, que tem permitido cobertura em toda a Região. “Os nossos monumentos têm importância fundamental, o Convento de Santa Clara é exemplo de uma verdadeira intervenção no património, e a Sé vê agora o restauro dos seus teto, sendo que relativamente às comemorações dos 600 anos, depois das levadas a efeito 51 ações em 2018 e 92 eventos em 2019, teremos 18 intervenções em 2020.