ACIF promove sessão de informação para portadores de painéis fotovoltaicos

De acordo com uma informação da ACIF, no âmbito do projecto SMILE, realizar-se-á uma sessão de informação para portadores de painéis fotovoltaicos para autoconsumo (que não efectuem venda de energia fotovoltaica para a rede eléctrica da EEM) na próxima quinta-feira, 10 de Outubro, às 18h30, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos.

Os participantes terão acesso a informação mais detalhada e em tempo real sobre esta matéria, potenciando uma utilização mais eficiente dos painéis fotovoltaicos.

O Projecto SMILE é co-financiado pela Comissão Europeia, ao abrigo do programa Horizonte 2020 (Tópico LCE-02-2016 – Demonstration of smart grid, storage and system integration technologies with increasing share of renewables: distribution system).

Neste projecto participam 4 entidades da Madeira (ACIF-CCIM, EEM, M-ITI e PRSMA), que têm estimado um orçamento total de 2,4 milhões para executar as actividades candidatadas.

O Projeto teve início em maio de 2017 e terá a duração de 4 anos, envolvendo 19 parceiros de 6 países, e conta com um orçamento global de cerca de 14 milhões de euros.

O SMILE pretende testar diferentes soluções inovadoras, tecnológicas e não tecnológicas, em 3 ilhas Europeias (Madeira, Orkneys na Escócia e Samsø na Dinamarca), que são projectos-piloto para demonstração de redes eléctricas inteligentes, abrindo caminho para a sua introdução no mercado num futuro próximo.

A ACIF é responsável pela coordenação do trabalho desenvolvido na Região, pela agregação da informação produzida, bem como o seu impacto no sector empresarial.