Ciclo formativo visa garantir qualidade a associações e agentes culturais

Paula Cabaço FOTO CERTIFICADOS 11 de setembroA secretária regional do Turismo e Cultura esteve esta manhã no Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira para a entrega de certificados aos formandos que fizeram parte das 3 primeiras ações do Ciclo Formativo que decorre, este ano, no âmbito do Plano Anual de Formação da Direção Regional da Cultura.

Este ciclo que termina no próximo mês de outubro, com mais dois cursos, relacionados com o financiamento das organizações e projetos e com a gestão de projetos culturais, cumprindo-se, neste último caso, a segunda edição, dado o sucesso e a procura registada na primeira ação, realizada em março.

Paula Cabaço referiu que este apoio, a associações e agentes culturais, em áreas técnicas mais especializadas, permite “promover as boas-praticas no setor”, mas também a “valorização  da área e criação condições para reforçar e incentivar a qualidade dos projetos”.

Até agora, foram concretizadas três ações de formação – nas áreas da gestão de projetos culturais, preparação e elaboração de candidaturas e gestão das organizações – que, segundo a governante, assumem a maior relevância nas boas-praticas que, a vários níveis, desejamos reforçar, no que ao setor cultural respeita.

No total, estiveram representadas, nestas 3 ações, 75 formandos e mais de 60 entidades culturais, com lotação esgotada em todas elas. Uma procura que foi também sublinhada por Paula Cabaço, ao afirmar que tão importante quanto termos apostado na realização deste Ciclo Formativo, foi o facto de termos registado, com agrado e enorme satisfação, «uma procura que superou todas e quaisquer expetativas».