CDU realizou debate subordinado à temática do “Ambiente e Uso do Litoral”

A CDU realizou ontem um debate no Funchal, subordinado à temática do “Ambiente e Uso do Litoral”. Em causa, os impactos
da “turistificação” do litoral nas ilhas da Madeira e do Porto Santo, “cujas economias dependem de um modelo de desenvolvimento económico que requer sobrecargas dos ecossistemas, que implicam a degradação do litoral, a ocupação de solos com especial aptidão agrícola, impermeabilização dos solos na orla costeira e em leitos de cheias, destruição de linhas de água”.

No debate participou Manuela Cunha, do Partido Ecologista “Os Verdes”, que na sua intervenção afirmou: «Todos nós conhecemos as devastações provocadas na paisagem pelos malefícios da construção de infra-estruturas e construções que, pela sua dimensão ou
localização provocam impacto negativo para o ambiente e para a qualidade de vida das populações. Todos conhecemos situações em que a ocupação turística do território tem acontecido através de silenciosas e violentas agressões.»
Manuela Cunha opinou ainda que as alterações climáticas vão levar a uma subida dos níveis dos mares, situação que poderá ter implicações catastróficas. “É que da subida dos mares, no litoral destas ilhas, nascem novos desafios, cresce a necessidade de novas respostas (…). E na Região isso não está a acontecer de forma responsável”.