Rafael Macedo do PURP questiona para quando mais psicólogos no Serviço Regional de Saúde

O candidato do Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP), o médico Rafael Macedo, considerou ontem em comunicado de imprensa que, na Madeira, “temos vindo assistir a um aumento considerável de ano para ano de pessoas com problemas do foro mental e de suicídios, Portugal é o terceiro país do mundo com a taxa mais alta de pessoas com perturbações psicológicas. É portanto urgente a contratação de mais psicólogos para o Serviço Regional de Saúde”, conclui.

Essa contratação, afirma, pouparia à RAM, a longo prazo, “milhões, em medicamentos comparticipados, internamentos hospitalares e baixas médicas”.

Além de um reforço no Hospital, todos os centros de Saúde deveriam ter pelo menos um psicólogo permanente, de forma a uma pronta ajuda à população local, defende o candidato do PURP, “Além disso é importante capacitar com mais psicólogos o conjunto dos agrupamentos escolares, de forma a garantir um acompanhamento mais precoce da população com necessidades de acompanhamento na área da saúde mental”.