Campeonato regional de juniores em Taekwondo disputado hoje no Pavilhão do Marítimo

A Associação de Taekwondo da Madeira realiza hoje, a partir das 19h30, no Complexo Desportivo do Marítimo, o Campeonato Regional de Juniores, com equipas de diversos clubes. Recorde-se que o Taekwondo é uma arte marcial de origem coreana, entretanto transformada em desporto olímpico desde o ano 2000, em Sidney, e que coloca grande ênfase nos golpes com as pernas.

Os atletas usam coletes e capacetes protectores, sobre as áreas onde é possível bater com contacto completo, para marcar pontos.

Actualmente nas competições nacionais e internacionais de relevo utilizam-se coletes e capacetes electrónicos onde os pontos são marcados mediante contacto de sensores que os atletas têm em protecções que usam nos pés, e que só marcam ponto a partir de determinada força ou intensidade do golpe, regulável consoante a categoria em que o atleta está a competir.

O Taekwondo é um desporto muito rápido e movimentado e, enquanto arte marcial, também favorece o fortalecimento físico, a concentração, os reflexos e as capacidades de defesa pessoal. Porém, e apesar do contacto completo estabelecido com o adversário na vertente competitiva, os taekwondistas preservam a sua integridade física com caneleiras, coquilha, luvas e protecções para os antebraços nas provas e nos treinos para as mesmas, pelo que se trata de prática bastante segura.