Ribeira Brava realiza Procissão dos Passos a 17 de março

Sílvio Mendes

Na Quaresma realiza-se a Procissão dos Passos sobretudo nas paróquias mais antigas e nas paróquias criadas há 50 anos na Diocese do Funchal também está introduzida esta prática de devoção nos diferentes domingos da Quaresma.
A paróquia da Ribeira Brava realiza este ato de piedade no domingo que antecede a festa de São Bento. Inicia a preparação da festa do seu padroeiro com esta procissão pública e na igreja decorrerá uma semana de reflexão espiritual com as novenas de São Bento.
Como refere o Padre Bernardino Trindade, pároco da Ribeira Brava, «trata-se de um momento de aprofundamento da fé e da espiritualidade cristã, maior conhecimento de São Bento e de aprofundamento da piedade e a devoção e também a tornar mais consciente a nossa vida cristã».
«Na procissão dos Passos meditamos os sofrimentos de Jesus na sua paixão e entre nós são cinco os passos (estações da Via Sacra): Encontro de Jesus com sua Mãe, duas Quedas de Jesus, Jesus e as mulheres de Jerusalém, Jesus e o Cireneu».
A procissão sairá da igreja da Ribeira Brava após a missa celebrada às 10 horas do domingo, 17 de março.
Passos vem da palavra latina “Passio – paixão” que significa os sofrimentos de Jesus. No Evangelho é o núcleo principal e daí a leitura dos relatos da paixão em particular na Quaresma, suscitando meditação e compaixão sobre o sofrimento e a morte de Jesus.