“Café Europa” leva deputadas ao “Liceu” para um debate sobre o papel transformador das mulheres

Na próxima sexta-feira, pelas 15:00, decorrerá nas instalações da Escola Secundária Jaime Moniz (Biblioteca) um encontro com o formato “Café Europa” intitulado, “Pensar a Europa: o poder transformador das mulheres”, com a participação de Isabel Torres, de Josefina Carreira, de Sofia Canha e de Sílvia Vasconcelos, deputadas à Assembleia Legislativa da Madeira. Esta iniciativa é destinada à comunidade educativa desta instituição e promovida pela Coordenação do Projeto – Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EEPE) desta Escola, Ana Maria Kauppila e Cecília Ferreira.

O evento integra o plano de atividades deste Projeto para o presente ano letivo e visa sensibilizar os jovens alunos para a participação cidadã, através do voto, no âmbito de cada ato eleitoral, neste caso, as próximas eleições para o Parlamento europeu. Pretende, ainda, recolher os testemunhos das referidas deputadas quanto à sua experiência pessoal e, sobretudo, ao seu poder – enquanto mulheres – na (desejável) transformação da Europa e na construção de nações mais solidárias.

As mulheres constituem uma importante dimensão do capital humano das nações e representam uma significativa maioria populacional. No entanto, esse dado não tem produzido uma exata correspondência nos centros de decisão. Acresce, ainda, que o seu estatuto parece submetido a um contexto de fragilidade social que se traduz, em muitos países, em índices assustadores de violência doméstica, sobretudo dirigida às mulheres. Assim, que podem as mulheres que, efetivamente, já ocupam posições nos centros de decisão? De que modo podem contribuir para a definição de políticas públicas mais justas porque mais (sensatamente) igualitárias? Qual o seu poder transformador, nas sociedades? Questões em debate no “Café Europa”.